Guy Kawasaki, “Encantamento – A arte de criar emoções, ideias e atitudes vencedoras”

Guy Kawasaki: capa do livro "Encantamento - a arte de criar emoções, ideias e atitudes vencedoras"Guy Kawasaki é um nome sobejamente conhecido: de origem Havaiana, como ele próprio conta neste livro, ele emerge da obscuridade de uma oficina de joalharia, para ser hoje considerado uma das maiores luminárias em gestão e tecnologia – como a capa faz o favor de nos indicar – evangelista do meu querido Google+ (a rede social da Google) e, antes disso, braço-direito da Apple de Steve Jobs (não tão querido por mim, lamento). Aliás, a primeira vez que ouvi falar dele, foi nesta conferência que ele deu, acerca das 12 lições que ele aprendeu com Steve Jobs, que vos aconselho vivamente:

Porém, não sei o que dizer deste livro a cem por cento. Talvez tenha partido da expectativa errada. Mas a verdade é que fiquei com a sensação que o fulcro dele me escapou. Certamente que tem utilidade (quanto mais não seja das várias citações que dele se conseguem extrair, do próprio autor ou dos muitos que ele cita), mas o que Guy Kawasaki diz torna-se tão vago e indefinido, que podiam aplicar-se os seus conselhos a muitas situações em geral e nenhuma em específico.

Se nuns momentos parece que está a falar de uma coisa, noutros, parece que já está a falar noutra, mas sempre com a linha-mestra do Encantamento. Mas menos do que parecer que lhe falta coerência, o menos atractivo que me fica é que, vindo de quem vem, esperava algo mais concreto e definido. Mais uma vez, talvez o erro seja meu e eu tenha partido da expectativa errada.

Se tivesse que descrever este livro de modo simplista, seria “Auto-ajuda meets Empreendedorismo”. Ao longo das suas páginas, não deixo de sentir que 1) Guy Kawasaki é um homem bastante inteligente; 2) que este livro não foi feito pelo simples prazer de partilhar, criar reputação sobre o autor, etc; 3) ele está a tentar vender-me quase tudo o que ele cita como exemplo, desde a Apple, que o lançou nestas andanças, até às camisas Havaianas Anne Namba.

Não deixem, no entanto, que estas palavras vos demovam de ler este livro: ele tem utilidade. Não sendo revolucionário – até porque se baseia no mundo entre a experiência pessoal do autor e as muitas leituras que este terá feito – tem o interesse de ser um livro fácil de ler, com uma larga variedade de exemplos que ilustram, a cada momento, aquilo em que Kawasaki acredita. Se mais nada, ele terá, pelo menos, o valor de ser simultaneamente um livro de relações públicas para totós e um óptimo ensaio introdutório para empreendedores.

De salientar as notas de pé de página, que abrem caminho para interessantes explorações posteriores. Ficam estas duas citações do autor, a primeira do 6º capítulo e a segunda, do 12º:

“Êxito instantâneo é um paradoxo”

“Os especialistas são uma boa ajuda, excepto quando se enganam. O problema é que o homem comum tende a acreditar nos especialistas, mesmo que eles estejam errados”

Guy Kawasaki

Se gosta deste tema, aconselhamos:

Stephen R. Covey: capa do livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes"Stephen R. Covey

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Editora Gradiva

 

 

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