Curso Online Vasco Marques – Marketing Digital

Escrever sobre internet é uma tarefa ingrata. Tão depressa somos vanguardistas, como logo a seguir estamos a falar de paleontologia. Se isto é válido para um artigo, imagine-se para um curso. Para agravar a dificuldade, é impossível querer esgotar o tema num curso, quando cada pequeno elemento em que pensamos gera um conhecimento enciclopédico por si.

Tendo isso em mente, é preciso valorizar o esforço de Vasco Marques em manter-se sempre actualizado com tudo o que são engenhocas da internet. Se sai uma app nova, difícil é ele não a conhecer. Por isso, é sempre interessante assistir às suas palestras e conferências, seja presencial ou virtualmente. Aprende-se sempre alguma coisa.

Vasco Marques

Conhecido como o formador-estrela do Portal do Sucesso, de que já falamos aqui, Vasco Marques é um nome incontornável na área do Marketing Digital e da aplicação de novas tecnologias ao serviço das empresas. Contando com formação variada, desde um MBA e formações oficiais da Microsoft e da Google, ele consegue arrecadar um espólio de conhecimento invejável, que verte depois quer nos seus cursos online, quer nas suas conferências e nas agora cada vez mais numerosas aulas avulsas em universidades.

Os citados cursos online, como este, têm duas versões: uma, mais robusta – e, consequentemente, mais cara – e outra, mais leve, conhecida como express – e, claro, substancialmente mais barata. O curso de que vos vou falar hoje, que eu fiz, “Marketing Digital”, é um destes últimos. É um curso introdutório às várias questões que assistem alguém que quer começar a dar os primeiros passos na internet.

curso-marketing-digital-online

O curso começa com uma introdução ao tema da nova economia da internet e ao modelo de negócio freemium, passando depois por temas tão importantes como o desenho de um website, a gestão de páginas de Facebook, o SEO e o email marketing. Claro que qualquer um destes temas exige aprofundamento posterior e claro que isto torna o curso, por vezes, algo incoerente – pelo menos, para mim, que já estou dentro da área e custa-me ver tanta coisa por dizer – mas também temos de ter em conta que se trata da versão light do curso.

Udemy logo

Não deixou de me despertar curiosidade em relação ao curso maior. O curso é praticamente todo à volta de vídeos – a grande maioria, de aulas e conferências do formador – mas também existem outros materiais disponibilizados, para leitura e exploração posterior. São 12 secções ou temas, num total de 46 passos – 44 aulas, um teste e uma secção de testemunhos, no final.

O teste tem dez perguntas e, caso se passe, recebe-se, passados uns minutos, um certificado em PDF, com um código de identificação. Uma das vantagens de ser Udemy é que o curso também publica a competência alcançada directamente no LinkedIn, quando terminamos o processo.

Gostei bastante da experiência – nunca tinha feito um curso online – e recomendo o curso, especialmente para quem quer começar a perceber alguma coisa de marketing digital e não sabe por onde começar. Mesmo eu, que não sou propriamente leigo, aprendi bastante com o conhecimento ali transferido. Não faltam depois outros cursos express do formador, para completar e expandir os temas tratados neste, ou até o curso mais completo de todos. A começar por algum lado, este pode ser um bom começo.

Deixo-vos uma relação dos vários temas abordados, para terminar:

  • Estratégia e Plano de Marketing Digital (vai receber um modelo pronto a utilizar)
  • Ferramentas e integração Economia Digital – qual o modelo de negócio ideal para a sua empresa?
  • Website – Como criar presença online profissional
  • Imagem e vídeo – produção de conteúdos
  • Social Media – Facebook, Redes Sociais e outras plataformas importantes
  • Newsletter – email marketing para comunicação e vendas
  • Google – ferramentas gratuitas do Google para optimizar o seu negócio e presença no motor de pesquisas
  • SEO – Search Engine Optimization: como pode aparecer nos resultados das pesquisas
  • Google Adwords – invista em publicidade online e obtenha retorno
  • Mobile – Smartphones e Tablets
  • Vendas online – como implementar o e-commerce
  • Analítica e ROI – que métricas usar e como medir o Retorno do Investimento (fornecimento de modelo em Excel, pronto a utilizar)
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