A conferência que hoje vos trazemos é, segundo Frederico Carvalho (organizador e anfitrião do ClickSummit), trazida por um os dos maiores nomes de Facebook Marketing do Brasil, Camila Porto, colunista (iMasters e E-Commerce Brasil), consultora e formadora da área e autora do livro “Facebook Marketing: tudo o que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo”.
Algumas coisas podem ser ditas acerca desta conferência, que poderão ser tidas como menos positivas: para começar, o nome da conferência, no cartaz do ClickSummit, era “5 motivos para seu negócio investir no Facebook”, mas, por alguma razão o que o powerpoint da oradora dizia era “Os maiores erros da sua empresa no Facebook e como evitá-los”.
Suspeitamos que ou houve alguma falha de comunicação entre a organização e a conferencista em relação ao tema a ser abordado, ou – algo um pouco mais grave – que esta seria uma apresentação anterior de Camila Porto, reciclada para o evento – o que, a ser verdade, não invalidaria que tal desfasamento pudesse ser evitado, se o nome em cartaz fosse ajustado, de modo a coincidirem.
A sensação agudiza-se quando nem sequer os “erros” a que o título da conferência da oradora sugere são cinco, mas três – portanto, nem imaginamos de onde surge o número 5, no título do cartaz ou se efectivamente é suposto haver alguma relação entre o título original e a conferência apresentada e tudo não passou, mais uma vez, de um equívoco.
De qualquer modo, foi a conferência que recebemos e é essa que vos trazemos.
Introdução
Camila Porto iniciou a sua intervenção salientando que esta conferência era destinada a todo um conjunto de públicos que pudessem estar já a utilizar o Facebook como canal de marketing digital e que procuram perceber melhor a orgânica da rede social.
Leia-se aqui que estamos a falar de uma conferência tanto sobre empreendedorismo no meio digital, especificamente através da plataforma Facebook, como gestão de páginas de Facebook. Para uma conferência de 44 minutos, sensivelmente – a terceira do dia, às 15:00 – tornava-se extremamente difícil ir além de uns quantos pontos, quando o tema se torna tão abrangente.
Quanto aos já referidos “erros”, como a própria conferencista esclareceu, já não seriam propriamente erros técnicos (como “como postar”, por exemplo), mas erros de estratégia, que impediriam esses mesmos utilizadores de maximizar a sua presentação na rede social de Mark Zuckerberg.
Aliás, o primeiro erro apontado, de que abaixo falamos, foi dedicada a falar sobre a utilização pessoal do perfil de Facebook e não sobre elementos directamente relacionados com as páginas de marcas.
Depois de um breve périplo acerca do seu próprio percurso (que incluiu a sua origem, a publicação do seu livro, o seu percurso académico e as suas primeiras experiências no mercado laboral – questão que abriu um pequeno desvio sobre a questão do empreendedorismo, em geral, que, como já apontamos, é relevante para o âmbito da apresentação), Camila Porto avançou sobre a questão central, a partir da pergunta
Porque o Facebook é importante para o seu negócio?
A primeira razão apontada por ela, é, obviamente o avultado volume de presenças na plataforma. Citando números bastante conclusivos – infelizmente, apenas relativos à realidade Brasileira – Camila Porto demonstra a relevância de apostar nessa plataforma. Como todos sabemos, nos mercados Ocidentais, o alcance do Facebook, mais que qualquer outra rede social, é incomensurável.
Citando o autor do famoso livro “Socialnomics”, Erik Qualman, Camila Porto lembra que as empresas deixaram de ter opção quanto a estar ou não nas redes sociais. O seu papel, assim, passa a ser saber como estar nelas da melhor forma, em contrapartida.
Para além do enfático argumento do número de utilizadores (que não deixa de ser válido para a nossa realidade nacional), Camila Porto aponta o facto de estarmos ou não na plataforma não impede que estejamos a ser mencionados nela – não estar presente, a monitorizar a conversa e inclusive, não participar dela, é um risco e um sacrifício de oportunidade que é cada vez mais incomportável. Na sequência do exposto e dentro do esquema mental da oradora, entramos, então, no primeiro erro, segundo ela:
A próxima conferência a ser libertada é do Paulo Colaço, com o nome “Escrever discursos: passar a mensagem“. Subscreva agora, para poder receber as notas desta e das restantes conferências que iremos cobrir.
.