ClickSummit, 2014, 20 de Novembro: Camila Porto – 5 motivos para seu negócio investir no Facebook (página 1)

Clicksummit 2014: o primeiro evento de Marketing Digital, de várias conferências sucessivas a longo de vários dias, em formato digitalA conferência que hoje vos trazemos é, segundo Frederico Carvalho (organizador e anfitrião do ClickSummit), trazida por um os dos maiores nomes de Facebook Marketing do Brasil, Camila Porto, colunista (iMasters e E-Commerce Brasil), consultora e formadora da área e autora do livro “Facebook Marketing: tudo o que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo”.

Camila Porto, conferencista do ClickSummit 2014, com o tema "5 motivos para seu negócio investir no Facebook"

Algumas coisas podem ser ditas acerca desta conferência, que poderão ser tidas como menos positivas: para começar, o nome da conferência, no cartaz do ClickSummit, era “5 motivos para seu negócio investir no Facebook”, mas, por alguma razão o que o powerpoint da oradora dizia era “Os maiores erros da sua empresa no Facebook e como evitá-los”.

Suspeitamos que ou houve alguma falha de comunicação entre a organização e a conferencista em relação ao tema a ser abordado, ou – algo um pouco mais grave – que esta seria uma apresentação anterior de Camila Porto, reciclada para o evento – o que, a ser verdade, não invalidaria que tal desfasamento pudesse ser evitado, se o nome em cartaz fosse ajustado, de modo a coincidirem.

A sensação agudiza-se quando nem sequer os “erros” a que o título da conferência da oradora sugere  são cinco, mas três – portanto, nem imaginamos de onde surge o número 5, no título do cartaz ou se efectivamente é suposto haver alguma relação entre o título original e a conferência apresentada e tudo não passou, mais uma vez, de um equívoco.

De qualquer modo, foi a conferência que recebemos e é essa que vos trazemos.

Introdução

Camila Porto iniciou a sua intervenção salientando que esta conferência era destinada a todo um conjunto de públicos que pudessem estar já a utilizar o Facebook como canal de marketing digital e que procuram perceber melhor a orgânica da rede social.

Leia-se aqui que estamos a falar de uma conferência tanto sobre empreendedorismo no meio digital, especificamente através da plataforma Facebook, como gestão de páginas de Facebook. Para uma conferência de 44 minutos, sensivelmente – a terceira do dia, às 15:00 – tornava-se extremamente difícil ir além de uns quantos pontos, quando o tema se torna tão abrangente.

Camila Porto é natural de Três Barras, uma cidade do estado de Santa Catarina, assinalado no mapa a vermelho

Camila Porto é natural de Três Barras, uma cidade do estado de Santa Catarina, assinalado no mapa a vermelho

Quanto aos já referidos “erros”, como a própria conferencista esclareceu, já não seriam propriamente erros técnicos (como “como postar”, por exemplo), mas erros de estratégia, que impediriam esses mesmos utilizadores de maximizar a sua presentação na rede social de Mark Zuckerberg.

Aliás, o primeiro erro apontado, de que abaixo falamos, foi dedicada a falar sobre a utilização pessoal do perfil de Facebook e não sobre elementos directamente relacionados com as páginas de marcas.

Capa do livro de Camila Porto, "Facebook Marketing"

Capa do livro de Camila Porto, “Facebook Marketing”

Depois de um breve périplo acerca do seu próprio percurso (que incluiu a sua origem, a publicação do seu livro, o seu percurso académico e as suas primeiras experiências no mercado laboral – questão que abriu um pequeno desvio sobre a questão do empreendedorismo, em geral, que, como já apontamos, é relevante para o âmbito da apresentação), Camila Porto avançou sobre a questão central, a partir da pergunta

Porque o Facebook é importante para o seu negócio?

A primeira razão apontada por ela, é, obviamente o avultado volume de presenças na plataforma. Citando números bastante conclusivos – infelizmente, apenas relativos à realidade Brasileira – Camila Porto demonstra a relevância de apostar nessa plataforma. Como todos sabemos, nos mercados Ocidentais, o alcance do Facebook, mais que qualquer outra rede social, é incomensurável.

Capa de "Sociolnomics", livro de Erik Qualman

Citando o autor do famoso livro “Socialnomics”, Erik Qualman, Camila Porto lembra que as empresas deixaram de ter opção quanto a estar ou não nas redes sociais. O seu papel, assim, passa a ser saber como estar nelas da melhor forma, em contrapartida.

Para além do enfático argumento do número de utilizadores (que não deixa de ser válido para a nossa realidade nacional), Camila Porto aponta o facto de estarmos ou não na plataforma não impede que estejamos a ser mencionados nela – não estar presente, a monitorizar a conversa e inclusive, não participar dela, é um risco e um sacrifício de oportunidade que é cada vez mais incomportável. Na sequência do exposto e dentro do esquema mental da oradora, entramos, então, no primeiro erro, segundo ela:

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A próxima conferência a ser libertada é do Paulo Colaço, com o nome “Escrever discursos: passar a mensagem“. Subscreva agora, para poder receber as notas desta e das restantes conferências que iremos cobrir.

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