J. Martins Lampreia, “Da Gestão de Crise ao Marketing de Crise”

J. Martins Lampreia: capa do livro "Da Gestão de Crise ao Marketing de Crise"Confesso que sempre que vejo a palavra “marketing” associada a “crise”, me dá uma certa urticaria instintiva. Não por poucas vezes vejo tudo o que é do campo da Comunicação ser chamado de “Marketing disto” e “Marketing daquilo”, criando em mim um mecanismo de defesa automática. E isto porque, antes de mais, não há crise institucional que não seja, antes de mais, crise comunicacional.

Bastou-me, no entanto, ler algumas páginas deste livro, para perceber que eu e o autor temos uma visão muito semelhante nesta questão. Na realidade, toda a vénia que ele vai constantemente fazendo aos profissionais da Comunicação me parece, no mínimo, uma demonstração de profundo conhecimento da natureza destas questões.

Deixo-vos o seu Twitter e o seu LinkedIn. Pela biografia, presente na quarta capa do presente tomo e por o que descobri, entretanto, no seu website, percebe-se que tem uma vastíssima experiência não só no tema, com em toda a área empresarial. Formou-se em História e Comunicação, possuindo cursos também em Administração de Empresas e Marketing, especializando-se em Gestão de Crise – tendo chegado a membro da European Crisis Management Partnership (ECMP – uma rede Europeia de Gestão de Crise) – e Lobbying/RP, fazendo igualmente parte da Society of European Affairs Professionals (SEAP – associação de lobistas com sede em Bruxelas) e da European Public Affairs Consultancies Association (EPACA). Actualmente, está à frente dos destinos da Omniconsul, Consultores em Comunicação.

Apesar de o livro ser já de 2007, a verdade é que muito do que aqui diz ainda permanece actual. Certamente, agora, mais do que nunca, falar em Crise Comunicacional e, portanto, de Crise Institucional, com o advento da Web 2.0 e o fenómeno das redes sociais, que abrem caminho para uma mais larga interacção entre públicos e entidades (expondo-as à crítica de fragilidades), é falar de um tema quente.

Porém e apesar de todo o tempo que passou, de toda a experiência acumulada, de todos os casos graves dos que antes caíram, o que há de mais básico nesta problemática continua por aprender. Por isso, não tenho qualquer prurido em recomendar vivamente a leitura desta obra.

Certamente que actualmente, dada a complexidade do Social Media, como já referi, é necessário criar-se conhecimento estruturado especificamente para a interacção 2.0 e dada a rapidez da evolução dessa mesma área, um livro como este rapidamente fique datado.

Eu próprio discordo de certos pequenos aspectos de pontos de vista do autor. Provavelmente, ele próprio poderá ter revisto, entretanto, algumas das suas posições, como, aliás, dada a instabilidade característica deste meio de comunicação, todos nós somos obrigados a fazer constantemente. Isso não invalida, contudo, o valor desta obra, pois, como disse e apesar do que vai exteriormente alterando-se, o essencial permanece imutável.

Até porque esta obra e como o título – bem escolhido, penso eu – claramente indica, este não é apenas mais um livro sobre Gestão de Crise, que se concentra em minimizar os impactos nefastos de uma crise institucional.

Efectivamente e mostrando o seu pioneirismo – que desde sempre o caracterizou, ao ser, por exemplo, um dos criadores da Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM) – este livro tem uma proposta mais avançada: para além de gerir a crise, o presente documento propõe estratégias de como criar uma valorização superior da marca afectada, após a crise e a partir desta.

Assim, e para finalizar, deixo-vos esta minha sugestão de leitura. Deixem os vossos comentários, abaixo, caso decidam seguir o meu convite.

Se gosta deste tema, aconselhamos:

Capa de "Os seis ensinamentos secretos", de T'ai KungT’ai Kung

Os seis ensinamentos secretos

Edições Sílabo

 

 

Charles J. Fombrun & Cees B. M. Van Riel: "Fame & fortune - how successful companies build winning reputations"Charles J. Fombrun & Cees B. M. Van Riel

Fame & Fortune – How successful companies build winning reputations

FT Press

 

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