Fernando Pessoa (selecção de Libório Manuel Silva), “Palavras de Fernando Pessoa – Desenvolvimento Pessoal e Negócios”

Capa de " Palavras de Fernando Pessoa - Desenvolvimento Pessoal e Negócios", de Fernando Pessoa (selecção de Libório Manuel Silva)Em Português temos dois vocábulos diferentes para o acto de dirigir a vista para algo, com maior ou menor atenção: “ver” e “observar”. A actividade de ler um livro deveria comportar verbos que fizessem igual distinção, na minha opinião. Ler um livro – lê-lo realmente – é mais do que uma maratona a percorrer, com os olhos, as letras, as palavras, as frases, os parágrafos e capítulos, para, enfim, chegar à última página.

Existem livros, contudo, que, não obstante se lerem de uma única penada, podem, no entanto, levar uma vida inteira a ser entendidos. Os Orientais sabem isso melhor do que ninguém – por isso é que criaram a arte do Haiku: pequenos poemas de uma frase, que reflectindo sobre fenómenos da Natureza, procuram esclarecer sobre aspectos da vida humana.

O livro que hoje vos proponho, que felizmente me chegou às mãos, é um desses tais livros, que pode ser inconsequentemente lido em uma hora e anos depois continuar a revelar frescura e utilidade a quem a ele recorrer, revisitando-o.

Um livro de fácil leitura, resultado da inteligente e mordaz selecção de Libório Manuel Silva, com um design apelativo, construído à volta de pequenas frases, textos, excertos da vastíssima obra de Fernando Pessoa, este tomo revela um lado surpreendentemente pragmático e clarividente, de um génio que há muito já se sabe ter ultrapassado quaisquer limites da literatura.

Dizer isto, claro, é mais um chavão que se construiu ao longo de décadas do culto que se vai avultando ao redor dessa figura singular. Verificá-lo por nós próprios, nesta belíssima selecção de Libório Manuel Silva, é um tal outro ver.

E ver com estes olhos, é rejeitar as banhas-da-cobra pseudo-revolucionárias que, não obstante até poderem ter algum valor, de novo, não têm nada, quando vemos um homem como este a dizer verdades iguais ou maiores, recorrendo apenas ao empirismo e à sagacidade que sempre o caracterizaram, décadas e décadas antes das febres os empreededorismos e das restantes buzzwords.

Enquanto muitos, por exemplo, se empertigam a falar em “posicionamento” e “personalização”, como se fossem um par de novas plantas descobertas na Amazónia, que juntas, contêm a cura para o cancro, já Fernando Pessoa dizia:

“Em todos os tempos, em todas as terras, é o local, o superficial, o ocasional, o que mais tem preocupado a humanidade. Ora, é ao que mais preocupa a humanidade, e constitui portanto as suas necessidades, que o comercio essencialmente se dirige. E é por isso que o comerciante, que deveras o seja, tem para consigo mesmo o dever de estudar psicologicamente, e um a um, os agrupamentos humanos a que se destina os seus artigos.”

Será preciso dizer mais? Fernando Pessoa é uma daquelas personalidades que se tornaram icónicas e que dão e continuarão indefinidamente a dar razões de admiração, 127 anos volvidos após o seu nascimento (e, já agora, exactamente 80 anos após o seu falecimento, se tal Pessoa pudesse morrer).

Por isso, e sem mais, aconselho-vos vivamente a compra deste livro e a sua leitura atenta, desde que estas impliquem o vosso compromisso de lutarem por passar a pautar-se por uma das lições nele contidas no vosso próximo ano profissional. Uma apenas. Se conseguirem uma, já muito teremos todos evoluído neste contexto empresarial por vezes tão cristalizado e infrutífero.

“Esta obra é pequena. Como pequenas eram as naus e as caravelas, com que nós, portugueses, descobrimos o mundo que há hoje, e criamos a civilização que os outros usam. Esta obra é fácil de compreender até onde pode chegar a compreensão.” 

Fernando Pessoa, Geometria

Se gosta deste tema, aconselhamos:

 

Capa de "A fraude de Ícaro", de Seth GodinSeth Godin

A Fraude de Ícaro

Gestão Plus

 

 

Guy Kawasaki: capa do livro "Encantamento - a arte de criar emoções, ideias e atitudes vencedoras"

Guy Kawasaki

Encantamento – A arte de criar emoções, ideias e atitudes vencedoras

Vogais Editora