Vasco Marques, “Mkt Digital 360”

Capa do livro "Mkt 360", de Vasco MarquesPara lhe apresentar o livro “Mkt Digital 360” (ou “Marketing Digital 360”), é importante falar do mercado português e do seu tecido empresarial, que certamente, o Vasco Marques (de quem já antes falamos) estudou ao escrevê-lo pois é, sem dúvida, destinado aos profissionais e empresas que desejam melhorar os seus resultados através do Marketing Digital.

É do conhecimento comum que o tecido empresarial Português é constituído, na maioria, por pequenas e médias empresas. O Governo de Portugal afirma, na plataforma online do balcão do empreendedor, que uma PME é uma empresa, que, possuí até 500 trabalhadores, factura até  €11.971,49 milhões por ano e não possuí nem teve participação de uma empresa que também não encaixe nesta definição.

Posto isto, a eInforma realizou um estudo, em Setembro de 2014, sobre o tecido empresarial Português, no qual se conclui que, o tecido empresarial Português é quase, na sua totalidade, constituído justamente por PME’s: 97,6% das empresas têm menos de 50 trabalhadores e apenas 0,2% de empresas conseguem ultrapassar os 249 – não especificando, porém, se estas empresas conseguirão ir além dos 500 ou não, igualmente. Ainda fica patente que apenas 1,1% das empresas Portuguesas conseguem ter um volume de transacções superior a 10 milhões de euros.

Empresas desta dimensão carecem de alavancagens que lhes confiram competitividade. O mercado hoje em dia é cada vez mais global e mais exigente: os clientes e os fornecedores poderão ser estar do outro lado do mundo e os clientes estão cada vez mais exigentes, reivindicadores e argumentativos. Para muitos, o digital pode ser a solução para se amplificarem no mundo.

Assim sendo, conhecimentos como os presentes em “Marketing Digital 360”, resultado da larga experiência de Vasco Marques como formador, são bem vindos, pois podem representar a diferença competitiva, para sectores com margens de lucro tão esmagadas, propondo uma estratégia para maximizar os resultados através das novas plataformas.

Com mais de 300 páginas, está escrito de uma forma muito simples e aberta. Aqui encontrará, entre outros, temas como “Plano de Marketing Digital”, “WebMastersTools”, “Facebook Marketing”, “Youtube Marketing”, “Google Adwords”, “Ferramentas de produtividade”, etc. De todos os capítulos, os que mais me deram gosto em ler foram os dedicados ao Google Plus, ao Vídeo Marketing e à Optimização de Vídeos.

O Google Plus é considerado por muitos como uma rede fantasma. Diz-se que o único valor do Google Plus será optimizar o SEO. Quer eu, quer o autor, discordamos dessa ideia. Refere Vasco Marques que “ao utilizar uma rede com o seu potencial e diferenciação vamos estabelecendo relações. E isso é tudo”.

Quem poderia discordar? Recebemos, pois, com agrado este capítulo, que aborda diferentes aspectos desta rede como explicações sobre os Perfis, a interacção possível através das Mensagens, como articular os Círculos de pessoas que seguimos e nos seguem, o modo extremamente vantajoso como o Google Plus gere as fotografias, sem esquecer as Comunidades, os Eventos e as Páginas para negócios.

O formato vídeo poderá muito bem ser, não o futuro, mas o presente de 2015. Não é de surpreender que o capítulo “Vídeo Marketing” seja de um detalhe impressionante. Aliás, como não há melhor forma de explicar do que demonstrando, Vasco Marques complementa a estratégia do seu próprio livro com um vídeo a acompanhar:

Um dos tópicos de maior interesse poderá ser o de “Vídeos Virais”. Encontramos diariamente muitas equipas de comunicação e marketing preocupadas em criar vídeos que sejam vistos por milhares de pessoas, e assim, transportem a imagem da marca e os seus produtos. A sua importância é tão grande, que não falta quem levante suspeitas sobre a viralidade de determinados conteúdos, se ela é espontânea ou provocada, por exemplo.

Vasco Marques dá-nos algumas pistas do que pode tornar um vídeo viral: ele pede-nos para olhar para o conteúdo, que deve ser adaptado ao meio; o timing, pois certos conteúdos ou temáticas só funcionam devido ao momento em que surgem; o aspecto emocional – as pessoas necessitam de sentir emoções quando o vêm; permitir a partilha do conteúdo, pois será isso que fará com que a mensagem se amplifique, entre outros. Este último ponto traz-nos para o tema seguinte que destaco: optimização de vídeos.

Estamos a falar de tornar o conteúdo fácil de encontrar com a planificação dos canais a utilizar, para a sua divulgação. Para perceber melhor do que falo, encontrará informação muito útil sobre a forma como calculamos o sucesso do vídeo, onde armazená-lo, quais as palavras-chave a utilizar, que tipo de vídeos poderão ter mais visualizações, a importância dos títulos, descrições e dos comentários, etc., etc., etc.

Ainda dentro deste tema, sublinho a funcionalidade do Youtube Analytics. O Youtube Analytics é um sistema de estatística da Google Analytics que lhe dará informação sobre o comportamento dos seus vídeos. Pode consultar as visualizações, as pessoas que gostaram, os comentários, as partilhas, favoritos, os novos subscritores, entre outras funcionalidades que lhe permitirão perceber quais os pontos fortes do seu vídeo e depreender o que há a melhorar.

O “Marketing Digital 360” é um livro que guia o leitor, sobre como ele pode e deve definir uma estratégia de marketing digital. Quando lemos o primeiro capitulo, que se intitula justamente de “Plano de Marketing Digital” ficamos logo com ideias e dúvidas e rapidamente queremos saber como materializar o que pensamos. O livro vai respondendo a cada uma dessas inquietações, preparando-nos minimamente para avançar, em termos práticos.

Faça-se a ressalva, no entanto, que se quiser aprofundar mais os seus conhecimentos em certas áreas, certamente deverá complementar estes conhecimentos com uma especialização. Como é óbvio, autor não poderia, num único livro, discorrer sobre tudo o que o marketing digital implica. No entanto, é um óptimo começo.

Se de facto pretende um livro que o ajude a perceber a importância do Marketing Digital e como fazer para obter o melhor da sua estratégia digital, então, este é, na minha opinião, o livro ideal.

Autoria: Maria Correia

maria-correia-colaboradora-especial-blogue-comunicacao-empresarial-pt

 

 

 

Ainda da Maria Correia, leia

Capa do livro "Gestão e Planeamento de Comunicação", de Joaquim Caetano e Luís RasquilhaJoaquim Caetano & Luís Rasquilha

Gestão e Planeamento de Comunicação

Editora Quimera

 

 

Se gosta deste tema, aconselhamos:

Capa de We Are All Weird, de Seth GodinSeth Godin

We are all weird

 

 

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