Miguel Pina e Cunha & Arménio Rego, “L. I. D. E. R. A. R. – Os sete trabalhos do executivo para uma liderança eficaz”

Capa do livro "L. I. D. E. R. A. R. - Os sete trabalhos do executivo para uma liderança eficaz" de Miguel Pina e Cunha e Arménio RegoCusta-me a perceber esta mania de agora se tentar vender tudo pelo seu lado lúdico. Se não for divertido, não vende. Logo, tem de ser divertido, para poder vender. O que será mais importante: vender mais, pelas promessas erradas, defraudando as expectativas ou vender menos, mas com transparência, a quem se deve realmente vender, a quem realmente se possa interessar?

O tema não é novo nem consensual. Porém e como não podia deixar de ser, dada a minha formação, tenho de dizer que acho a primeira hipótese melhor, pois aponta para relações mais sólidas e a longo prazo entre editora e leitor.

Posto isto e ao contrário do que a capa diz, quando cita o jornal Negócios Online, os autores não dizem o que têm a dizer de forma bem humorada. Poderão dizê-lo de forma simples, tal como quem escreveu essa crítica acrescenta, mas este livro é aquilo que é suposto ser: um livro técnico.

Talvez seja eu que tenha problemas de sentido de humor, mas apenas num momento me ri com algo que foi dito. E, sinceramente, não senti que fizesse falta a tal «pitada de humor». Isto porque, não obstante ser sempre agradável um apontamento cómico, eu li-o porque queria obter informações. E este livro está prenhe delas. E é por isso que deve ser valorizado.

A partir do acrónimo L. I. D. E. R. A. R., Miguel Pina e Cunha e Arménio Rego apresentam-nos alguns dos aspectos relacionados com a questão da Liderança. O livro inicia-se com uma breve retrospectiva dos principais paradigmas da questão da Liderança ao longo dos tempo. Depois disso, os autores segmentam o conteúdo em capítulos que podem ser lidos por qualquer ordem ou combinação, fazendo deste um tipo livro de consulta.

Em vários pontos do texto emergem temas que se repetem, como não poderia deixar de ser numa temática como esta, em que tudo está inter-relacionado. Isso não faz, porém, de “L. I. D. E. R. A. R. – Os sete trabalhos do executivo para uma liderança eficaz”, um livro repetitivo ou redundante. Bem pelo contrário.

A prosa é de um Português elaborado, sem medo de usar as palavras mais esquecidas do vocabulário, não sendo, no entanto, uma escrita maçuda. Não será preciso ser formado em Gestão para entender a sua mensagem, pois os abundantes exemplos ilustram suficientemente.

Se tivesse que questionar alguma coisa, seria eventualmente a estratégia de fazer girar a estrutura do livro à volta de um acrónimo, que, para mim, raras vezes não força os autores a fazerem escolhas que se coadunam mais com a estética com que estes se comprometem do que com a relevância do que falam.

No geral, um livro que faz uma súmula do que até agora se apurou sobre o tema, trazendo para o palco nacional do mundo dos negócios uma série de questões relevantes para a evolução do nosso tecido empresarial, particularmente no que se prende com a gestão de equipas. Não sendo um manual de feiticeiro, deixa muitos temas em cima da mesa, para serem trabalhados em contexto real.

Se gosta deste tema, aconselhamos:

Kate Ludeman & Eddie Erlandson: capa do livro "O síndrome do macho alfa"Kate Ludeman & Eddie Erlandson

O Síndrome do Macho Alfa

Editora Harvard Business School Press

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s