Eddie Erlandson & Kate Ludeman, “O Síndrome do Macho Alfa”

Kate Ludeman & Eddie Erlandson: capa do livro "O síndrome do macho alfa"Eddie Erlandson e Kate Ludeman, são um casal. Mas, para além disso, são dois profissionais que já andam nas lides do coaching há alguns anos, trabalhando para empresas emblemáticas (eBay, Coca-cola, General Motors, Intel, IBM, Microsoft, Dell, Adecco) há vários anos.

Têm alguma obra de respeito publicada nesta mesma temática e, decorrente de toda essa experiência acumulada, mas principalmente por causa da sua própria natureza de macho e fêmea alfa, respectivamente, começaram a abordar a questão da interacção humana a partir desta perspectiva. A obra que vos proponho é o corolário dessas mesmas observações.

Não é difícil encontrar noções bastante interessantes e úteis, a reter, neste livro. Por exemplo: cerca de 75% dos executivos de topo sofrem (literalmente) deste síndrome – que pode ser tão catalisador como destrutivo, numa equipa de trabalho ou empresa. Só por isso, as pessoas do mundo da Gestão deveriam estar atentas a esta problemática.

Por outro lado, para além de provocar problemas no desempenho dos que já são funcionários empresariais de topo, este mesmo síndrome pode ser a causa de outros tantos precisamente não chegarem as cargos mais destacados nas hierarquias por onde passam.

Sendo o perfil do self-made-man, das pessoas que impõem altos padrões de desempenho a si mesmas (os go-getters, os high achievers – o que os leva mais longe que à maioria) impede-os, ironicamente, a partir do ponto em que necessitam, paradoxalmente, da maioria da qual se destacaram – isto é, de conseguir estabelecer relações de interacção saudáveis e produtivas – de se converterem nos líderes, por excelência, para o qual estão, em tudo o resto mais, preparados.

Finalmente, dado o caos que podem provocar à sua volta quando estão fora de controlo, especialmente sobre os seus colegas, é importante que se conheça o melhor possível este tipo de personalidade, para que se possa aproveitar o seu potencial ao máximo, sem correr o risco de ser exposto ao seu lado negro.

O “Síndrome do Macho Alfa” é um documento deveras interessante, que tem correspondência com uma plataforma online. Munido de algumas ferramentas conceptuais e de inúmeros estudos de caso, permite não só identificar o perfil do macho alfa equilibrado, como detectar o mesmo perfil em desequilíbrio, mostrando algumas das múltiplas faces com que cada um dos quatro tipos de macho alfa podem manifestar-se pela negativa. Melhor ainda, dá mais algumas pistas para todos os que têm de lidar com machos alfa: não só os próprios, como os seus colegas e subordinados e até os seus chefes, sejam eles também, machos alfa ou não.

Para alguns, pode ser o início de uma pequena viagem iniciática, obrigando a um olhar desconfortável sobre si mesmos, mas que leva sempre a um maior e mais profundo auto-conhecimento. O que, só por si, é sempre bom. É, acima de tudo, um livro prático. Eu gostei bastante de o ler. Deve ser por isso que a minha cópia está cheia de post-it’s 😉

Se gosta deste tema, aconselhamos:

Capa do livro "L. I. D. E. R. A. R. - Os sete trabalhos do executivo para uma liderança eficaz" de Miguel Pina e Cunha e Arménio RegoMiguel Pina e Cunha & Arménio Rego

L. I. D. E. R. A. R. – Os sete trabalhos do executivo para uma liderança eficaz

Editora Dom Quixote

 

Gostou do que leu? Gostaria de receber mais sugestões de leitura, como esta? Subscreva aqui e receba as nossas recensões críticas de livros, reportagens de eventos (online e offline) e, claro, os artigos.

O blogue Comunicação Empresarial PT também está no Google + e no Facebook.

Para profissionais e estudantes da área da Comunicação Empresarial: há uma comunidade LinkedIn aberta a discussão e networking. Esteja onde está toda a gente.

 

Anúncios

2 thoughts on “Eddie Erlandson & Kate Ludeman, “O Síndrome do Macho Alfa”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s