Webcast Gabriel Augusto: Conteúdos visuais em social media (Fim)

Matrícula do carro do agente Smith do Matrix: uma passage bíblica

No filme Matrix Reloaded, a matrícula do carro do agente Smith (“IS 5416”) é, na realidade, uma referência a uma passagem bíblica

Não obstante a instantaneidade com que absorvemos os conteúdos visuais, e muito principalmente na imagem em movimento (o filme) não é incomum que sejamos surpreendidos por novas descobertas de cada vez que revemos determinados vídeos. Isto ocorre por causa de um processo de percepção selectiva, justamente para atender à necessidade de priorizar a enchente de dados que nos abalroa a cada instante consciente.

Gabriel Augusto prosseguiu lembrando-nos que a imagem não é um simples elemento de fruição estética, mas um elemento de comunicação que chega a ter impacto fisiológico sobre nós: recordemos as imagens que nos atiçam o apetite ou as cores e disposições de objectos de uma sala ou quarto, que afectam o nosso estado de espírito.

As imagens estimulam à acção e ajudam a tomar decisões – e apesar de serem susceptíveis de variadas interpretações, consoante quem vê e interpreta – permitem uma comunicação mais emotiva e visceral.

Imagens que motivam

Terminando a conferência, o actual director da Flag – também envolvido no projecto Rumos – deixou-nos alguns conselhos em geral sobre os conteúdos visuais (sejam estes gráficos, fotografias, infográficos ou vídeos). Segundo ele, e na sequência do que defendeu até aqui, estes conteúdos têm de ser fáceis de digerir, atractivos e emocionais. Mais ainda, na sequência de tudo o que estabeleceu:

  • têm de ter utilidade – que importa a uma marca ter um engagement brutal numa fotografia de gatinhos, se não vende comida para esses animais?
  • têm de ter qualidade – não faltam soluções baratas ou até gratuitas para se poder produzir imagens com qualidade
  • têm de ter variedade – ou o público deixa de reagir
  • têm de ter entretenimento – isto é, promovendo um entreter contextualizado
  • têm de ter envolvimento – a ideia de usar as imagens é justamente promover o envolvimento

O webcast a terminou com um diálogo bastante intenso entre o orador e o seu público sobre os efeitos que o digital está a ter sobre os diferentes elementos de um determinado modelo estratégico. Quem o vir dificilmente acredita que foi o primeiro de Gabriel Augusto.

Para finalizar, queria deixar-vos a indicação que no próximo dia 4 de Abril vai haver outro, pelo mesmo orador, sobre o tema “Identidade profissional na era digital”. Tal como este, o webcast é gratuito, requerendo apenas inscrição prévia aqui. Não faltem, porque este, pelo menos, foi bastante interessante.

Anterior

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s