Francisco Teixeira & Ricardo Costa, “Consumidor 101 – ebook sobre comportamento do consumidor”

Ebook capa: Francisco Teixeira, Consumidor 101O Francisco Teixeira já é vosso conhecido, da recensão crítica publicada no início do mês de Fevereiro: desde dinamizador de um grupo de Facebook dedicado à área que o apaixona, o grupo Consumer Behavior Portugal, até um profissional de excepção e agora também formador e inegável dinamizador de tudo o que se relaciona com esta temática, surpreendeu-nos a todos editando o seu primeiro ebook, como recolha de alguns dos seus artigos da página com o mesmo nome, também ela dedicada ao tema da psicologia comportamental do consumo.

Se existe mais alguma coisa que ele possa fazer para «criar escola» e abrir portas a outros interessados pelo tema, é difícil saber o quê.

A grande surpresa do livro vem da participação do designer auto-didacta Ricardo Costa, que, desde já, está de parabéns pela sua prestação. Muitas vezes, na ânsia típica dos ritmos do digital, descuramos esse pormenor: queremos passar apenas a informação e esquecemo-nos que o feel, o mood, o ambiente geral da publicação é igualmente relevante para a experiência de toda a leitura e absorção do conhecimento. Ricardo conseguiu comunicar um design simples, vibrante e organizado.

Já sobre o conteúdo textual do ebook em si, considero-o,antes de mais, bastante completo. Com a sua diversificada abrangência de experiência e interesses, Francisco Teixeira consegue transmitir eficazmente a transversabilidade da área do Comportamento do Consumidor.

É também um pequeno livro de 36 páginas de alguém que pensa sobre o Marketing (“O esquecido do Marketing”, “5 questões para os mareteers de hoje e de amanhã”), a vida em sociedade (“Robim dos Bosques (Versão Moderna)”) e que tem um profundo lado humano (“3 Lições de Marketing que a minha avó me ensinou”, “Pode-se amar um produto?”), e ainda temos espaço para explorar algumas das tendências mais recentes, como a gamification (“Jogar em todas as frentes”), os novos rurais e os produtos biológicos (“Produtos biológicos: a insustentável leveza do ser”) e o marketing emocional (“Happy marketing”), entre outras.

Nota especial para a belíssima abertura de “O imperador das velas”. Podem fazer o download do ebook aqui. Aproveitem e subscrevam a newsletter do Francisco, que certamente vos trará mais artigos igualmente interessantes. Deixem-me as vossas opiniões nos comentários em baixo.

Gostou do que leu? Gostaria de receber mais sugestões de leitura, como esta? Subscreva aqui e receba as nossas recensões críticas de livros, reportagens de eventos (online e offline) e, claro, os artigos.

O blogue Comunicação Empresarial PT também está no Google + e no Facebook.

Para profissionais e estudantes da área da Comunicação Empresarial: há uma comunidade LinkedIn aberta a discussão e networking. Esteja onde está toda a gente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s