ClickSummit, 2014, 21 de Novembro: Ivo Madaleno – Como usar o Instagram para o seu negócio (página 1)

Clicksummit 2014: o primeiro evento de Marketing Digital, de várias conferências sucessivas a longo de vários dias, em formato digital

E prosseguimos com as nossas reportagens sobre o ClickSummit 2014. Hoje, trazemos a conferência de Ivo Madaleno, o Pinstagram Guy. Para os que ainda não nos seguiam na altura, pois o Blogue tem tido uma adesão bastante significativa, ultimamente, já antes falamos dele, num webinar que ele produziu, para promover o seu curso de Pinterest.

A sua conferência foi a segunda (12:00) do segundo dia (dia 21) do ClickSumit. Como sempre, Frederico Carvalho introduziu o orador. Para quem ainda não sabe, Ivo Madaleno é formador, conferencista, consultor de social media e, claro, blogger. Foi interessante descobrir que um dos seus filmes favoritos é o “Silêncio dos Inocentes”.

Ivo Madaleno, the Pinstragram Guy

Passando a palavra para o próprio, ele começou por nos falar um pouco de si, contando-nos do seu percurso, como atleta de alta competição em hóquei em patins (chegou a representar a Selecção Nacional) e a sua incursão no mundo da comida, através dos bolos que fazia (que lhe renderam uma viagem às Caraíbas, onde nada mais fez do que “comer, dormir e divertir-se”).

Falou-nos ainda da sua passagem pelo curso de Economia, na Faculdade de Economia do Porto e da sua primeira incursão pelo mundo do empreendedorismo digital, com um site de vendas online, justamente do ramo da comida, em 2001. E claro, mencionou o seu filho. Quem o conhece, sabe que é uma presença muito forte na sua vida.

Introdução

A conferência gerou-se à volta de quatro pontos, sendo os três últimos guarnecidos com indicações muito mais práticas que teóricas, sobre como justamente potenciar negócios, usando uma plataforma como esta rede social. Assim, o plano da sessão é o seguinte:

  • Instagram Porquê?
  • Como optimizar a bio para crescer seguidores
  • O poder das Hashtags
  • Como criar conteúdos

No bom espírito da própria rede de que veio falar, convidou ainda todos o público da conferência a partilhar selfies com a hashtag #pinstaguy e a seguí-lo no Instagram @ivomadaleno.

Instagram Porquê?

Logótipo da rede social Instagram

Ivo Madaleno inicia por lembrar-nos que “Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”. Em verdade, o nosso cérebro processa muito mais rápido as imagens que as palavras. Recordemos, sobre isso, o webcast de Gabriel Augusto, sobre a importância das imagens em social media.

Aliás, nós recordamos sob a forma de imagens, muitas vezes. E é aí que o Instagram entra: é uma rede social que nos permite capturar e partilhar os momentos da nossa vida. Temos um telemóvel sempre connosco e com dois cliques, capturamos uma imagem, uma memória que, de outro modo, ficava perdida. Permite tirar fotos e vídeos e apresentá-los de forma profissional, mesmo que não sejamos profissionais da imagem.

Típico feed de publicações Instagram

E pode uma rede social destas, tão aparentemente orientada para selfies e fotos de comida servir um negócio? Não obstante isso ser verdade, sim, é possível fazê-lo. É esse, aliás, o objectivo desta conferência: munir-nos de meios para tal.

Sobre o Instagram

O Instagram foi comprado em 2012, pelo Facebook, por 1000 milhões de dólares. Entre os elementos de que dispõe – para além das fotos, da partilha social, das ferramentas de edição de imagem, das quais se destacam os filtros – temos ainda a possibilidade, como dissemos, de servir-nos do formato vídeo (15 segundos). Ainda disponibiliza mensagens directas, agora. E em breve, terá também anúncios.

São 200 milhões de utilizadores activos mensais  (60% de tal, fora dos USA), com 1.6 mil milhões de likes por dia. É muita gente e muita actividade para não estar lá.

contas-instagram-de-marcas-mais-populares

Aliás, se descontarmos as contas de celebridades do topo (ou seja, maioritariamente os Kardashians), temos a National Geographic, a Nike, a 9Gag, o The Ellen Show, a Vitoria Secret, o Forever 21, etc. Ou seja, marcas, de moda, desporto, televisão e por aí fora.

Assim, por onde começar?

É importante assegurar três pontos essenciais, que são justamente os abordados nesta conferência:

  • Construir uma bio top – já que é a primeira impressão que alguém tem da nossa conta, muitas vezes
  • Usar o poder das hashtags – pois são uma ferramenta extremamente interessante ao lado da qual não podemos passar
  • Conteúdos fantásticos – porque, sendo uma plataforma de social media, antes de mais, temos de ter conteúdos para partilhar

Vamos então abordá-los.

#1 – Setup Bio

A bio de um perfil de Instagram é, no fundo, um conjunto de detalhes descritivos daquela conta. Quando entramos num perfil, encontramos, tipicamente, uma foto de perfil e duas linhas que podemos personalizar (sobre isso, veja mais à frente), uma descrição e as últimas fotos dessa conta.

É importante, portanto, que o perfil seja atractivo e que seja consistente, isto é, que transmita o que queremos transmitir e atraia os públicos certos (ponto especialmente importante para contas de marcas).

Há quatro pontos a considerar nos perfis:

1 – Primeira linha: o user

perfil-starbucks-instagram-user

O user é o identificador @qualquercoisa de uma conta, e que depois gera o url http://instragram/qualquercoisa. Sempre que possível, o user deve ser coincidente com a marca. Devendo evitar-se os underscores (_) porque dificultam a digitação do endereço e a memorização do mesmo.

Em caso de não estar disponível, é sempre possível ser criativo e introduzir mais caracteres (números, por exemplo), mas é importante manter a coerência de rede social para rede social. Inclusive, mal surge uma rede social, é importante tentar reservar logo o user, não vá ele vir a ser necessário.

Muito em particular no caso do Twitter, que usa o mesmo tipo de identificador, a que se chama handle, é sempre bom tentar que seja mesmo igual.

Página 2 | Página 3

A próxima conferência a ser libertada é do João Rodrigues “Recrutar, para mais tarde fidelizar“. Subscreva agora, para poder receber as notas desta e das restantes conferências que iremos cobrir.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s