Diga quem é, alto e bom som

As várias dimensões da Realidade Organizacional

 

Até agora, temos estado a falar acerca da realidade organizacional. Pois então, quando falamos em tal, queremos referir-nos a um conjunto de elementos práticos, empíricos, que se encontram directamente pela observação – visual, auditiva, etc. Isto pode incluir:

Pare, escute, olhe: para se ser bom gestor de comunicação é essencial ser-se observador

  • a estrutura organizacional, isto é a forma como ela está hierarquizada: é uma empresa altamente estratificada ou é, por outro lado, horizontal ou até, fragmentária? Trabalha por matriz, por projectos? Que tipo de liderança governa a empresa? Mais participativa/Mais autocrática?
  • as actividades que são aí desenvolvidas e as sinergias criadas entre os vários elementos da organização – as suas dinâmicas interpessoais, interdepartamentais, extra-empresariais, etc. As pessoas trabalham em «quintais» ou entre-ajudam-se? Partilham conhecimento? Conseguem expor críticas e sugestões abertamente? Têm a possibilidade de explorar outras dimensões da sua vida? Como se intercala a vida empresarial com a vida pessoal?

Dinâmicas interpessoais: as pessoas trabalham em «quintais» ou entre-ajudam-se? Partilham conhecimento? Como se intercala a vida empresarial com a vida pessoal?

  • os recursos disponíveis na e para a organização: pessoas, conhecimento, energia, matérias-primas, posição no mercado, etc…
  • a sua situação económica e financeira  – a empresa está a lucrar ou a perder dinheiro? É eficaz? É eficiente?
  • a sua personalidade jurídica: é uma unipessoal, é por quotas, anónima, etc? Isto vai dar-nos indícios quanto à sua dimensão, ao grau de comprometimento dos envolvidos, etc.
A marca em questão é um one-man-show ou uma verdadeira comunidade?

A marca em questão é um one-man-show ou uma verdadeira comunidade?

  • como já referimos antes, a sua história – como começou, os seus sucessos, as suas crises, as suas lendas, os seus heróis, etc.

E, finalmente, a razão da sua existência. Vamos falar sobre isso mais à frente.

Com é óbvio, o tema não se esgota nestes elementos. Porém, já pela variedade que eles podem assumir de empresa para empresa, podemos perceber a complexidade deste aspecto. Por este prisma, o papel da Comunicação Organizacional dever ser revisto mais uma vez. Dizer

"A Comunicação Empresarial é a ciência empresarial que trata da 
Gestão de Reputações de entidades, de modo a acrescentar-lhes 
Valor aos olhos dos seus públicos relevantes."

já não chega. É atendendo a todos estes factores e muitos mais que se pode construir a tal Reputação – e, esperamos, Prestígio. Assim, reescrevamos a nossa expressão anterior para que esta seja ainda mais completa:

A Comunicação Empresarial é a ciência empresarial que, 
traduzindo e orientando a Realidade Organizacional, 
naquilo que lhe é intrínseco, exclusivo e identificativo, 
observa a Gestão de Reputações de uma dada entidade, 
de modo a acrescentar-lhe Valor 
aos olhos dos seus públicos relevantes.

Comunicação Corporativa não é uma operação de cosmética

Isto porque é naquilo que a organização – e aqui, faça-se sempre a ressalva que é sempre possível fazer a transposição para a gestão de reputações de entidades individuais – é única, e principalmente no que tem de melhor – isto é, os pontos em que tem valor acrescentado para os seus públicos (ou seja, as soluções, facilitações e mais-valias que concede aos seus públicos-alvo) – que vamos assentar o nosso esforço de comunicação.

O que estamos aqui a dizer é que isso tem de ser assente na realidade, não numa idealização desejada. Daí termos falado da questão da dissonância cognitiva. Todo o esforço tem de ser, antes de mais, em não tornar a comunicação como uma operação de cosmética. A experiência diz-nos que, por mais dinheiro e esforço que a organização implique em construir uma determinada reputação, se esta não corresponder à realidade, o público vai perceber isso – e castigar a entidade por defraudar as suas expectativas.

Reflexão: tem sido sincero nas suas comunicações, de acordo com a sua real natureza e desejos?

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