Ser ou não ser, eis a questão

Compreenda o que é a dissonância cognitiva e como ela pode influenciar o seu comportamento

 

Então e o que é a “dissonância cognitiva“?

O conceito é mais vasto, mas, para já, vamos ficar por uma aplicação mais particular: o que as chefias, equipa de direcção, gestores ou que se quiser chamar, pensam que a organização é, pode não corresponder à realidade. As empresas caracterizam-se por ter normalmente três grandes níveis de gestão: Estratégico, Táctico e Operacional.

As empresas caracterizam-se por ter normalmente três grandes níveis de gestão: Estratégico, Táctico e Operacional.

  • O nível operacional corresponde aos chefes de equipas, por exemplo. São os gestores que lideram directamente os operacionais e que têm um grau de autonomia normalmente menor, mas as decisões que tomam também acarretam um grau de incerteza menor. Além disso, o seu planeamento é sempre a relativo curto prazo: dias, semanas, mês.
  • Já o nível estratégico é justamente o oposto: pensa-se a cerca de cinco anos, as grandes directrizes mais ou menos abstractas ou, pelo menos, em grande escala, para toda a empresa – são tipicamente os gestores de topo.
  • Quanto ao nível táctico, ele é o intermédio entre estas duas realidades: são os chefes de departamento, que decompõem os objectivos traçados pelo nível hierarquicamente superior (o nível estratégico) em objectivos a médio prazo – tipicamente um ou dois anos – para que os gestores imediatamente a eles subordinados (operacionais), possam eles mesmo desdobrá-los nos seus objectivos.

Quem conta um conto, aumenta um ponto. Todos nós já brincamos ao jogo da transmissão da mensagem, em que alguém diz uma frase ao ouvido de alguém e esse alguém diz ao seguinte e assim sucessivamente.

Quanto mais gente está no meio da corrente, até chegarmos ao último elemento, que revela a mensagem, mais deturpada esta vai aparecer em relação à intenção inicial. O mesmo se passa aqui: a distância que vai do topo à base operacional acarreta sempre alguma deformação da realidade.

A esse diferencial chamamos dissonância cognitiva, como já se disse. Um dos principais papeis da Comunicação Empresarial passa justamente por reduzir a diferença entre o que as chefias pensam que a empresa é e aquilo em que efectivamente ela se traduz.

A distância que vai do topo estratégico da organização à base operacional acarreta sempre alguma deformação da realidade.

Quanto mais depressa as chefias conseguirem perceber em que medida é que existe essa diferença, melhor: conseguirão estabelecer planos de acção, que lhes permitirão corrigir esse diferencial – seja na estrutura ou métodos da empresa, ou até corrigindo a sua visão e expectativas em relação à entidade. O que importa retirar daqui, é que todos passam a ter uma visão mais uniforme do que é a empresa, quais são os seus pontos fortes, os seus objectivos, etc.

Acima de tudo, é preciso compreender algo muito importante: quaisquer que sejam os elementos com que o Gestor de Comunicação se depare e que figurarão no seu relatório, são esses com que a Gestão de topo tem de trabalhar. Não adianta dizer que não concordam, porque equivale a dizer que não concordam que o céu seja azul e preferiam-no vermelho. É o que é. E é o que têm para trabalhar.

É da responsabilidade do Gestor de Comunicação resolver a dissonância cognitiva, facilitando entendimentos mútuos, de modo a que todos trabalhem no mesmo sítio, de forma harmónica e direccionada.

É da responsabilidade do Gestor de Comunicação resolver a dissonância cognitiva, de modo a que todos trabalhem no mesmo sítio, de forma harmónica e direccionada.

Fica a pergunta: até que ponto está disposto a saber a verdade acerca da sua empresa?

CTA de subscrição do Blogue Comunicação Empresarial PT

Para profissionais e estudantes da área da Comunicação Empresarial: há uma comunidade LinkedIn aberta a discussão e networking. Esteja onde está toda a gente: junte-se a nós.

Anúncios

2 thoughts on “Ser ou não ser, eis a questão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s